Método colorimétrico qualitativo para detecção de metanol em bebidas destiladas
O metanol é altamente tóxico. Pode causar cegueira, danos cerebrais e até a morte. Para bares, restaurantes, clubes e distribuidoras, garantir a qualidade das bebidas não é apenas uma questão de confiança, mas também de responsabilidade legal.
A IN 140/2024 (INSTRUÇÃO NORMATIVA SDA/MAPA Nº 140/2024) estabelece que o teor máximo de metanol em destilados varia de 200 a 7500 ppm, dependendo da matéria prima.*
*No caso da aguardente de cana, cachaça, vodca, gim e uísque este valor é de no máximo 20 mg de metanol a cada 100 ml de álcool, ou 200 ppm.
O Metacan é um kit colorimétrico de uso rápido para detectar metanol em bebidas alcoólicas destiladas. Com ele, seu estabelecimento garante que o produto servido ou distribuído está dentro dos limites legais e seguro para consumo.
Preparação da amostra:
Transfira a amostra para o microtubo até atingir a marca de 1 mL, utilizando a pipeta plástica. Em seguida, transfira o conteúdo do microtubo para o frasco de análise
Adição do reagente 1:
Adicione todo o conteúdo do Reagente 1 ao frasco, tampe e agite até homogeneizar.
Aguarde 5 minutos; a coloração deve mudar de roxo para marrom.
Adição do reagente 2:
Adicione todo o conteúdo do Reagente 2. Tampe e agite novamente até que a mistura fique totalmente incolor; se a cor persistir, o resultado é inconclusivo
Adição do Reagente 3:
Adicione todo o conteúdo do Reagente 3, tampe e agite para homogeneizar.
Aguarde 10 minutos para realizar a leitura do resultado.
BAIXO RISCO (APROVADO)
A solução apresenta coloração branco/azul claro, indicando que a bebida destilada está dentro dos limites legais e segura para consumo.
ALTO RISCO (REPROVADO)
A solução apresenta coloração roxa intensa/azul escuro, indicando presença de metanol acima do limite permitido.
O Metacan é um teste colorimétrico qualitativo – de triagem – para a detecção de metanol em bebidas destiladas. O kit identifica rapidamente a presença de metanol, garantindo a detecção sempre que este contaminante estiver presente.
Bebidas adocicadas como licores, refrigerantes, sucos ou destilados saborizados não devem ser analisadas, pois podem gerar resultados inconsistentes (falsos positivos). A amostra, portanto, deve ser uma bebida destilada pura, livre de açúcares, corantes e aromatizantes que possam interferir no resultado.
É obrigatório utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários, como luvas e óculos. Caso algum reagente entre em contato com a pele, a área deve ser lavada imediatamente com água corrente. Além disso, todos os reagentes devem ser armazenados em ambiente refrigerado, entre 2 e 8 °C.
Kit com 10 análises.
O conteúdo do frasco de análise não deve ser descartado na pia ou no meio ambiente. O resíduo (que é ácido e tóxico) deve ser transferido para o frasco de resíduo fornecido no kit e retornado a nosso endereço quando cheio, ou destinado a uma empresa especializada em resíduos químicos, conforme a legislação.