Método colorimétrico qualitativo para detecção de formaldeído em Arla 32.
A Instrução Normativa nº 23/2009 do IBAMA estabelece critérios rigorosos para o Arla 32: ele deve conter exatamente 32,5% de ureia em peso e no máximo 5 mg/kg de aldeídos. No entanto, testes têm revelado níveis alarmantes de formaldeído acima do permitido, indicando a presença de ureia agrícola — uma prática ilegal e extremamente prejudicial.
Por que isso é um problema?
A adulteração do Arla 32 compromete diretamente:
Adição da amostra:
Adicione o Arla 32 até a marca de 1 mL no microtubo e, em seguida, transfira todo o conteúdo para o frasco de ANÁLISE.
Agite o frasco:
Misture por 10 segundos para dissolver o reagente em pó.
Adicione o reagente ATIVADOR:
Despeje o conteúdo do frasco Reagente ATIVADOR no Frasco de ANÁLISE,
sem agitar.
Espere o resultado:
Aguarde 1 minuto e observe a cor da solução.
APROVADO
A solução apresenta uma coloração
de marrom claro a roxo suave
(≤ 5 ppm de formaldeído)
REPROVADO
A solução apresenta coloração roxa
intensa (acima de 5 ppm)
Obtenha seu resultado em apenas 1 minuto, com procedimento simples e confiável.
Dispensa preparo de amostra e utiliza apenas 1 mL de Arla 32 por análise.
Único teste rápido do mercado com 12 meses de validade, pronto para uso sempre que necessário.
O Kit ARLA-Check realiza 10 análises. Ele é composto por: 10 microtubos de plástico; 10 Frascos de ANÁLISE; 10 Reagentes ATIVADOR; 10 pares de Luvas Nitrílicas descartáveis, 10 Pipetas Pasteur plástica e 1 Padrão de Referência.
Não há necessidade de materiais adicionais, além dos que vêm no Kit ARLA-Check. Todo o teste foi pensado para simplificar a análise de adulteração de Arla-32 com formaldeído.
O Frasco de ANÁLISE contém um reagente em pó. Antes de abri-lo, mantenha-o na posição vertical e dê leves batidas com a base do frasco na palma da mão para que todo o conteúdo se acomode no fundo. Ao abrir, manuseie com cuidado para evitar o derramamento ou dispersão do pó. Já o Reagente ATIVADOR contém ácido concentrado, classificado como corrosivo (Categoria 1B). Antes de manuseá-lo, coloque as luvas. Evite contato com a pele, olhos e vias respiratórias.
O pedido mínimo do produto são 10 análises, ou seja, 1 kit
ARLA-Check.
O ARLA-Check detecta a presença de aldeídos residuais, substâncias comumente encontradas em concentrações significativamente elevadas na ureia de uso agrícola, em
comparação à ureia automotiva de alta pureza exigida para o ARLA 32. Por meio de uma reação colorimétrica seletiva, o teste responde à presença de aldeídos com uma mudança de coloração visível. Essa reação evidencia se a ureia utilizada está em conformidade com os parâmetros químicos definidos pelas normas técnicas, permitindo identificar rapidamente possíveis adulterações ou desvios de especificação.