Teste rápido capaz de indicar a contaminação por formaldeído apenas com a alteração de cor.
O FormFix é um teste colorimétrico qualitativo de fácil execução, capaz de detectar com alta confiabilidade e em poucos minutos a presença de formaldeído em produtos lácteos.
É um produto de alta relevância para todos os agentes econômicos envolvidos no mercado, promovendo um controle de qualidade mais eficiente a indústria, além de garantir a saúde do consumidor final.
• Baixo custo;
• Metodologia simplificada;
• Resultado em menos de 5 minutos;
• Validado pelo MAPA.
O teste consiste em um reagente líquido, que em contato com a amostra, sem necessidade de manipulação prévia, gera uma cor, que indica a presença ou ausência de formol.
Com uma pipeta, adicione 1 mL de leite em um tubo de ensaio.
Transfira uma pequena quantidade de FormFix para um béquer, para evitar contaminação cruzada.
Com uma nova pipeta, adicione 1 mL do FormFix do béquer ao tubo de ensaio.
Agite vigorosamente o tubo de ensaio com movimentos circulares.
Aguarde 5 minutos para confirmar o resultado.
POSITIVO: a solução apresenta qualquer tonalidade de roxo.
NEGATIVO: a solução continua inalterada
Basta adicionar 1 mL do FormFix ao mesmo volume (1 mL) da amostra (leite cru), agitar e aguardar 2 minutos.
O FormFix é um reagente semi quantitativo, uma vez que se caracteriza por fornecer uma estimativa da concentração de formaldeído na amostra através da formação de cor, ou seja, não fornece um valor numérico como em uma análise quantitativa. Porém, é um reagente com alta seletividade e consegue identificar com precisão concentrações de formol a partir de 5 ppm (0,0005%).
Não há necessidade de outros equipamentos, apenas uma pipeta e um tubo de ensaio. Todo o teste foi pensado para simplificar a rotina de análises realizada nos laboratórios, sendo possível a análise até mesmo em campo.
Conforme a Instrução Normativa n° 76 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está vedado o uso de agentes inibidores de crescimento microbiano e/ou conservadoras, como o formaldeído no leite cru refrigerado. Além disso, conforme a Instrução Normativa n°77, o estabelecimento deve realizar o controle diário do leite cru refrigerado de cada compartimento do tanque do veículo transportador.
Tenha seu resultado em menos de 5 minutos, com análises simultâneas de diferentes amostras.
Não é necessário a destilação do leite para realizar o teste.
O teste é altamente específico e gera uma resposta clara e precisa.